Na quinta-feira (15), Joana Monteiro, diretora executiva e cofundadora do Leme, participou do evento “Balanço dos 60 Dias da atuação da Força Municipal”, realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O encontro reuniu autoridades, gestores públicos e especialistas para discutir estratégias de fortalecimento da segurança pública municipal, com foco em gestão orientada por dados, integração institucional e prevenção da violência.

A programação contou com a presença de Marcio Mattos, coordenador-geral de Governança e Gestão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP); Michele dos Ramos, diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública; Antonio Oliveira, diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF); e Brenno Carnevale, secretário de Segurança Urbana do Rio.

Durante o evento, a Prefeitura apresentou os resultados dos primeiros 60 dias de atuação da Força Municipal, divisão de elite da Guarda Municipal voltada ao policiamento preventivo e ostensivo. Segundo os dados divulgados, a corporação realizou mais de 2.700 abordagens e 504 prisões e conduções no período, sem registro de disparos de arma de fogo por parte dos agentes.

“A atuação da corporação durante os primeiros 60 dias sem efetuar disparos de arma de fogo, ao mesmo tempo em que realizou um número expressivo de abordagens e prisões, é um dado bastante positivo”, afirmou Joana Monteiro, diretora executiva do Leme.

O encontro também marcou a adesão oficial do município do Rio ao programa federal Município Mais Seguro, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltada ao fortalecimento das capacidades institucionais das guardas municipais por meio de formação, modernização de equipamentos e qualificação das políticas locais de segurança.